Ailton demonstra preocupação com crise hídrica e sugere medidas de enfrentamento com o Consórcio PCJ
- Ailton Fumachi
- 6 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Elevação de custos, racionamento e instabilidade no fornecimento preocupam membros do Consórcio PCJ

Os efeitos da estiagem na região e as medidas de enfrentamento e a mitigação das consequências foi discutida durante a última reunião virtual do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, realizada no último dia 23 de setembro.
Durante a sessão da Câmara de Itatiba realizada na última quarta-feira, 29 de setembro, o presidente da Casa, vereador Ailton Fumachi (PL), informou que os índices pluviométricos, racionamento e instabilidade no fornecimento preocupam os membros do Consórcio PCJ. “Se pegarmos os nossos índices pluviométricos e os volumes das represas da região, principalmente a que abastece Itatiba, hoje, nossa situação é pior do que a crise hídrica de 2014. Naquele ano, nós conseguimos ter um folego quando o Governo do Estado fez uma transposição de água do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira”, disse.
Ailton sugere que o Consórcio PCJ realize novas ações para a retomada dessa transposição como medida de enfrentamento no fornecimento de água aos municípios. “Sugiro que façamos diversas ações através do PCJ, uma vez que essa transposição se encerrou há um ano. Vamos começar a trabalhar para a retomada dessa transposição. Já existe uma conversa entre o Governo do Estado de São Paulo com a intercessão do Governo Federal para a retirada de 60 bilhões de litros de água do Rio Paraíba do Sul para reforçar o Cantareira até o fim do ano e assegurar o abastecimento da Grande São Paulo e da região metropolitana de Campinas”, afirmou.
O Chefe do Legislativo ainda prevê diversas ações para o combate aos efeitos da estiagem com a Prefeitura de Itatiba. “Precisamos analisar quais são as linhas de ação e atuação do Executivo em relação a essa crise hídrica. Hoje, temos a garantia da transposição dos 7 mil litros por segundo para a nossa região através do Sistema Atibainha, mas acreditamos que isso não será suficiente devido ao grande número de municípios servido por essa água”, concluiu Ailton.
Consórcio PCJ
O Consórcio PCJ é uma associação composta por 40 municípios e 24 empresas associadas, que atua como agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água.
Comunicação Ailton Fumachi
_clipped_rev_1.png)





Comentários