Ailton pede apoio de deputadas para o credenciamento do Centro de Oncologia da Santa Casa no SUS
- Ailton Fumachi
- 24 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Requerimentos são endereçados a deputada federal Carla Zambelli (PL) e deputada estadual Valéria Bolsonaro (PL)
Ocorreu nesta quarta-feira (23) a 54ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itatiba. Dois projetos de lei de autoria de vereadores foram aprovados por unanimidade em primeiro turno. Confira aqui.
Credenciamento Centro de Oncologia no SUS

Recentemente inaugurado na Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, o Centro Oncológico “Maria Cristina Hellmeister” tem a expectativa de realizar 650 cirurgias de câncer, além de 5 mil sessões de quimioterapia por ano. O projeto para sua implantação já existia desde 2012. Agora, com as instalações devidamente preparadas para acomodar os pacientes, surge uma nova preocupação pelo hospital ainda não dispor de credenciamento, nos atendimentos oncológicos, junto ao Sistema Único de Saúde – SUS.
Diante desta situação o presidente da Casa, vereador Ailton Fumachi (PL), apresentou requerimentos solicitando apoio junto ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Os documentos estão endereçados a deputada federal Carla Zambelli (PL) e deputada estadual Valéria Bolsonaro (PL). “Tivemos a presença das deputadas na última semana aqui na Câmara Municipal e na oportunidade levei esse assunto em pauta. Elas me pediram para que a gente oficializasse essa solicitação para que elas pudessem trabalhar na conquista deste importante credenciamento”, comentou.
O presidente ainda argumentou que a Santa Casa conta com um quantitativo insuficiente para o atendimento no Centro Oncológico e que o município não conseguirá arcar sozinho com as despesas. “Sabemos que esse tratamento é bastante caro e a verba que foi destinada não será suficiente até o fim do ano. O custo anual planejado pela Santa Casa nos atendimentos do Centro Oncológico é de R$ 8 milhões. A verba destinada pelo Governo do Estado foi de R$ 6,5 milhões. Uma vez não custeado nem pelo Governo do Estado e nem pelo Governo Federal, esse valor tem que ser arcado 100% com verba do município. Itatiba não terá a disponibilidade de custear os atendimentos oncológicos no futuro”, finaliza.
Com o credenciamento via SUS o Centro de Oncologia passará a ter condições plenas para outras demandas junto ao Ministério da Saúde e poderá ainda aumentar os atendimentos.
Verba para custeio na área da Saúde
Ainda foi aprovado o requerimento de autoria de Ailton que solicita a deputada estadual Valéria Bolsonaro, interceder junto a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, verba para custeio na área da Saúde do município. “Ainda durante a visita conversei com a Valéria e solicitei essa verba para ajuda de custo na área da saúde de Itatiba, uma vez que com a COVID-19, o nosso custo operacional da Santa Casa e da Unidade de Pronto Atendimento-UPA aumentou muito”, concluiu.
Comunicação Ailton Fumachi
_clipped_rev_1.png)





Comentários