Nadir Ribeiro é a “Extremada Mãe do Ano” de 2021
- Ailton Fumachi
- 7 de mai. de 2021
- 4 min de leitura
Honraria criada em 1978 é concedida em homenagem ao Dia das Mães

A honraria será entregue em sessão solene especialmente designada para este fim, quando terminar o Plano São Paulo de Combate à Pandemia de Covid-19 e nos termos da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara.
“Em nome da Sra. Nadir quero cumprimentar todas as mães do município de Itatiba. Infelizmente não teremos a oportunidade de fazer a entrega da “Extremada Mãe do Ano” em evento presencial na semana do Dia das Mães em respeito aos decretos vigentes do Governo do Estado e da Prefeitura de Itatiba. Em momento oportuno estaremos convidando a Sra. Nadir e Sra. Vera Baladi (Extremada Mãe 2020) para receberem as honrarias em sessão solene para enaltecer esse dia tão especial”, enfatizou o presidente da Casa, Ailton Fumachi.
Biografia
Nascida em 1941 em Alfenas-MG, onde se casou e viveu em um sitio durante anos, o qual gerava toda a sua alimentação e sustento, até que um dia seu marido decidiu investir em gado, sem saber lidar direito com isso acabou na ruina. Então, falidos, tiveram que alugar seu sitio para pagar as dívidas e ficaram sem nada, inclusive sem ter nem mesmo onde morar.
Naquela ocasião, apareceu para Dona Nadir uma esperança, através de uma oportunidade de trabalho na nossa querida cidade de Itatiba. Assim representando grande parte das mães anciãs de nosso município, a senhora Nadir Ribeiro veio em busca de um futuro melhor em nossa cidade.
Quando chegaram em Itatiba ela tinha apenas vinte e sete (27) anos e seis (6) filhos, consigo vieram também 2 irmãos que criava como se fossem seus filhos, pois sua mãe havia falecido muito cedo deixando os irmãos sob sua responsabilidade.
Vivendo em Itatiba deu à luz a mais 4 filhos, com 36 anos de idade teve o seu filho caçula, que infelizmente veio a óbito 2 horas após o parto. Mesmo com uma vida marcada por dores e dificuldades sem ter ninguém para ajudá-la, continuou sendo uma pessoa feliz que vive sempre cantarolando.
Além de todo serviço doméstico trabalhava como costureira, desenhava os modelos, cortava e costurava roupas de formatura, vestidos de noivas, roupas masculinas, ela adorava mesmo um bom desafio. Lamentavelmente teve que parar de exercer essa profissão, devido hipertensão arterial foi proibida de realizar suas atividades como costureira.
Então seus filhos cresceram e arrumaram emprego, a família toda trabalhava muito para não faltar nada dentro de casa. Ao se tornarem adultos casaram e tiveram filhos, resultando em uma grande família com 25 netos e 16 bisnetos, como uma grande mãe, ajudou a criar seus netos com muito amor e carinho.
Dona Nadir conta que a casa estava sempre agitada com muita brincadeira e estripulia das crianças, relata que embora todo cansaço, valeu a pena cada instante que passou com seus netos, pois todos se tornaram honestos e trabalhadores, um deles Matheus Ribeiro Herculano é amado como se fosse seu próprio filho e mora com ela até hoje.
Depois de ter criado seus filhos, irmãos e netos, sem poder costurar, entrou em um curso de pintura, desenvolvendo ainda mais sua habilidade de desenho, resultando em quadros belíssimos. Porém alguns percalços da vida foram aparecendo, teve que parar de pintar por conta de um AVC, mesmo com grande dificuldade continua lutando para um dia retornar a essa atividade que trazia tanto prazer.
A cidade de Itatiba virou seu lar, ela agradece a essa cidade e seus munícipes que a acolheram e proporcionaram emprego, dignidade, uma vida simples e feliz.
Se reconhece em seu olhar um grande orgulho por sua família e toda sua trajetória de trabalho e oportunidades que surgiram ao longo dos anos. Atualmente ela colhe o fruto de todo seu esforço com uma paz imensurável em seu coração e uma família unida, no qual enche o peito para dizer que ama muito.
Título de Extremada Mãe do Ano
Criada por meio da resolução 01/1978, a Extremada Mãe do Ano é uma homenagem especial alusiva ao Dia das Mães. Confira todas as homenageadas com o título:
1979 – Francisca de Castro Camargo
1980 – Madalena Giaretta Benedetti
1981 – Maria Aparecida Campolino Pereira
1982 – Virgínia Polessi Arruda
1983 – Alcina Coutinho Marcondes
1984 – Amália Gomes Gasparotti
1985 – Rita Serafim Barbosa
1986 – Maria de Lourdes Pires Bordin
1987 – Delzira Bueno de Andrade
1988 – Maria de Lourdes Machado Pereira
1989 – Maria Lúcia Zupardo Monteiro
1990 – Neyde Vieira de Almeida Barbosa
1991 – Benedita da Silveira Romanin
1992 – Antonia Prezotto Gava
1993 – Rosária Fusussi Fumachi
1994 – Olímpia Belgini Bedani
1995 – Olga Bergamin Bisetto
1996 – Nair Sanfins Silveira Franco
1997 – Ema Catuzzo de Fávari
1998 – Aracy Masiero Sanfins
1999 – Regina Regagnin Piovani
2000 – Maria Casanova Giaretta
2001 – Luiza Fattori de Camargo
2002 – Elvira Romanin Baptistella
2003 – Leonilda Del Col Penteado
2004 – Maria Tereza Franco de Toledo
2005 – Florentina Vieira – Tica
2006 – Joanna Ragagnin Fumachi – Vó Joanna
2007 – Maria José Chaves Francisco
2008 – Luiza Bartholomeu Pretti
2009 – Lourdes Nunes da Silva Ribeiro
2010 – Leonor Alves Barbosa Amaral
2011 – Maria das Dores Lopes de Souza
2012 – Enédia Ferreira Aldeia
2013 – Irene Lorencini Franciscon
2014 – Izabel de Fávari Zambone
2015 – Maria Nilza Candotta Consoline
2016 – Maria de Lourdes Bredariol Dutra
2017 – Antonia Nardi Costa
2018 – Teresinha Pereira de Souza
2019 – Maria Aparecida Monteiro
2020 – Vera Maria Alavrez Baladi
2021 – Nadir Ribeiro
Com informações da Câmara Municipal de Itatiba
_clipped_rev_1.png)





Comentários