Secretário de Cultura e Turismo apresenta projetos que promovem resgate histórico de Itatiba
- Ailton Fumachi
- 15 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Luis Soares de Camargo, em visita ao presidente Ailton Fumachi (PL), pediu a colaboração da Casa para transcrever momentos da história itatibense registrados nas Atas da Câmara Municipal.

Na última quarta-feira (10), o presidente da Câmara Municipal de Itatiba Ailton Fumachi (PL), recebeu a visita do Secretário de Cultura e Turismo Luis Soares de Camargo. Na ocasião, o Doutor e Mestre em História Social, apresentou um projeto ao presidente e solicitou a parceria da Câmara Municipal para a realização de dois trabalhos: um “Livro das Atas da Câmara de Itatiba” no período de 1857-1957 e um “Dicionário de ruas de Itatiba”.
O primeiro exemplar, que deverá ser publicado em um ou mais livros (coleção), tem como objetivo retratar a história de Itatiba através das Atas da Câmara. Para o secretário, além de tratar de temas administrativos, os documentos são um verdadeiro diário da cidade, com registro de abertura de ruas e da nascente área urbana da cidade, instalações de casas comerciais, etc. “Itatiba é uma cidade privilegiada, pois possui seus documentos originais desde a constituição do Município em 1º de Novembro de 1857 e abrangem um longo período de sua História, chegando mesmo aos dias atuais. Na ausência de documentação tão antiga, são as Atas as principais referências para a recuperação da História da cidade, uma vez que ali encontram as discussões e decisões de nossos vereadores ao longo de mais de um século”, concluiu Luis.
Devido a um trabalho anteriormente realizado pelo secretário, as Atas já se encontram transcritas no período de 01/11/1857 a 31/01/1868, tendo a Câmara que contribuir com a digitalização dos próximos documentos. Posteriormente, os livros poderão ser utilizados por escolas, pesquisadores e público em geral.
Da mesma forma, o “Dicionário de ruas de Itatiba”, também pretende recuperar a história da cidade para toda a população, de modo dinâmico e rápido. O levantamento dos registros e publicação, deve perdurar por cerca de dois anos e resultar em um site e um livro com as ruas centrais da cidade. “Mas, mais importante, devemos nos lembrar que cada uma dessas ruas possuem uma história particular, pois surgiram em um determinado momento de nossa trajetória e logo receberam um nome para identifica-las”, disse Luis.
A Câmara terá papel fundamental na coleta dos dados históricos e/ou biográficos dos homenageados. As justificativas ou mensagens que acompanham os Projetos de Leis de denominação pública são fundamentais para transcrever o momento. Abaixo, um exemplo de como será apresentado um verbete no “Dicionário de Ruas de Itatiba”, através de um Projeto de Lei de autoria do presidente da Casa Ailton Fumachi.

A Câmara
Ailton Fumachi colocou a Câmara Municipal à disposição do secretário para o levantamento das informações e pediu a colaboração do mesmo, através de toda sua experiência e conhecimento, para fazer parte de uma comissão de historiadores que irá reformular e atualizar o brasão do município de Itatiba, além de corrigir erros e atualizar os símbolos municipais conforme as regras da heráldica. “A Câmara já possui um estudo, que iniciou em 2006, para a atualização do nosso brasão e correção de alguns erros que o mesmo possui. O conhecimento do Luis Soares será fundamental para darmos continuidade neste trabalho. Quanto aos dois projetos apresentados, vejo com muita alegria. Resgatar a memória da cidade e deixá-la acessível para a população é extremamente importante. É pensar no coletivo. Com certeza, iremos ajudar para que esses dois projetos saiam do papel e se tornem realidade”, finalizou Ailton. Comunicação Ailton Fumachi
_clipped_rev_1.png)





Comentários